“EIS A PROVA-5” Reconhecimentos Concursos 2019/2020 – 11 Questões com Citação Direta

Caríssimos Concurseiros

É com Imensa Alegria e Satisfação que Informo os Reconhecimentos na Área de Concursos em 2019-2020!

11 Questões com Citações Diretas de meu nome/trechos de meus livros. 12 – se considerar a questão do ENEM-NS/2016 que localizei agora

5 Bancas de Concursos – 6 se considerar o ENEM

SEGUEM AS QUESTÕES, na íntegra:

1.FCM-AssistenteLegislativo-Queluzito-MG/2020. Toda organização pode ser concebida como um conjunto de processos. De acordo com Paludo (2012), tal concepção se aplica tanto para organizações públicas quanto para privadas e que cada processo tem, minimamente, três etapas: entrada(s), processamento e saída(s). Tendo em vista essa definição de processo, analise a seguinte situação hipotética: o superior imediato de um servidor demanda que ele produza relatórios a respeito das atividades realizadas pelo setor no último mês, incluindo itens como profissional responsável, descrição da atividade, prazo inicial estipulado e status da atividade (finalizada ou em processo).

Considerando a definição de processo e a situação hipotética apresentada, é correto afirmar que

A) as entradas desse processo são apenas os recursos utilizados no trabalho do servidor, a saber, computador e impressora.

B) as saídas do processo, nesse caso, serão os relatórios produzidos pelo servidor, os quais poderão auxiliar o superior na tomada de decisões.

C) esse não pode ser considerado um processo, porque não possui atividades de processamento, pois se trata apenas de um repasse de informações já existentes.

D) as informações coletadas pelo servidor, em entrevistas com cada um dos outros membros do setor a ser analisado, podem ser consideradas como parte da etapa de processamento.

2.FUNDATEC-Administrador-CRP-RS/2019. Conforme Paludo (2015), Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento de ____________ prazo, que estabelece de forma _______________ as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. Retrata as intenções do gestor público para um período de ______________ anos, podendo ser revisado, durante sua vigência, por meio de inclusão, exclusão ou alteração de programas.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

A) médio – regionalizada – quatro

B) curta – regionalizada – três

C) longo – setorizada – quatro

D) curto e médio – regionalizada – três

E) médio – integralizada – quatro

 

3.FUNDATEC-AssistenteAdministrativo-GRAMADO-RS/2019. Conforme Paludo (2015), projetos são iniciativas únicas, com começo e fim definidos, para se atingir alguma meta ou objetivo. Sua finalidade é alcançar o resultado previamente estabelecido, portanto, o objetivo do projeto. Assinale a alternativa correta sobre a administração de projetos.

A) O ciclo de vida se refere ao tempo despendido para o desenho do processo de execução e planejamento do projeto.

 B) Os projetos são conjuntos de atividades rotineiras, que produzem resultados similares, de modo que não há uma previsão de término bem específica de cada uma de suas etapas.

C) Escopo, tempo e custo são independentes entre si, de modo que alterações em uma das restrições não necessariamente influenciará nas demais.

D) O ciclo de vida de um projeto inclui as fases de iniciação, planejamento, execução, monitoramento/controle e encerramento.

E)Segundo o conceito moderno, projetos e processos apresentam objetivos e métodos semelhantes, a única diferença reside no fato de que o primeiro é utilizado em entidades públicas, já o segundo é utilizado em qualquer tipo de organização.

 

4.FUNDEP-AnalistaAdministrativo-LagoaSanta-MG/2019. Leia o fragmento a seguir. “A governabilidade tem na governança seu meio de atuação. Assim, uma boa governança auxilia no processo de legitimação dos governos e aumenta sua governabilidade.” PALUDO, Augustinho. Administração Pública. Elsevier: Rio de janeiro, 2013, p. 131. Em relação ao fragmento, analise as afirmativas. I. A governabilidade, como Paludo aborda, refere-se à cúpula dos governos, seja nacional, estadual ou municipal. II. A governabilidade no nível de órgão / entidade pública é decorrente do poder de governar e da legitimidade democrática do Estado-Nação. Apoia-se na imagem institucional favorável junto à sociedade e na confiança depositada pelos cidadãos e outras partes interessadas na sua atuação. III. A governança envolve o modo pelo qual o governo se organiza para prestar serviços à sociedade, a forma como realiza a gestão dos recursos públicos, a transparência ou divulgação das informações, o seu relacionamento com a sociedade civil e o modo como constrói os arranjos ou acordos institucionais necessários para a implementação das políticas públicas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) II e III, apenas.

D) I, II e III.

5.OBJETIVA-ControladorInterno-AntônioPrado/2019. Considerando-se o que dispõe PALUDO, sobre as novas tecnologias gerenciais, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Diagrama de Pareto. (2) Benchmarking. (3) Diagrama de Ishikawa.

(   ) É um processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas, em relação aos concorrentes mais competitivos ou às empresas reconhecidas como líderes.

(   ) É uma forma especial de gráfico de barras verticais (histograma) que permite determinar quais problemas resolver e qual a prioridade. Direciona os esforços para os problemas mais importantes, visto que permite selecionar e visualizar itens ou fatores em sua ordem crescente de importância e utilizá-los para melhora da qualidade, redução de custos, etc.

(   ) Expressa, de modo simples e fácil, a série de causas e efeitos de um processo ou um problema. É uma forma sequencial e ordenada para se descrever ou separar todas as fases e partes de um problema.

A) 1 – 2 – 3.

B) 2 – 3 – 1.

C) 3 – 2 – 1.

D) 2 – 1 – 3.

E) 3 – 1 – 2.

6.FCM-AgenteAdministrativo-FETI/2019. Conforme esclarece Paludo (2012), a reforma gerencial de 1995 incorporou a qualidade como pauta indispensável para o alcance da excelência na Administração Pública. Para tanto, várias ferramentas originárias das organizações privadas são utilizadas com o intuito de melhorar a qualidade. NÃO é uma ferramenta da qualidade o

a) benckmarking.

b) ciclo PDCA.

c) organograma.

d) diagrama de Ishikawa.

 

7.FCM-Administrador-IFNMG/2019. Sobre a noção de Administração Pública, Paludo (2012, p.20) explica que “[…] em sentido amplo compreende: o governo (que toma decisões políticas), a estrutura administrativa, e a administração (que executa essas decisões). Em sentido estrito compreende apenas as funções administrativas de execução dos programas de governo e demais atividades”. No que diz respeito às características da Administração Pública, é correto afirmar que ela

A) tem um fim em si mesma.

B) tem competência ilimitada.

C) tem poder político, jurídico e administrativo.

D) está acima das normas jurídicas e técnicas.

E) é neutra e persegue o bem comum da coletividade.

8.IFMS-AssistenteAdministração-IFNMG/2019. Segundo Paludo (2013), podemos afirmar que a administração pública é executora, instrumental, hierarquizada, possui competência limitada, possui responsabilidade técnica; é dependente, neutra e tem apenas poder administrativo. Marque a alternativa que NÃO condiz com as características da administração pública:

A) A Administração Pública deve tratar a todos igualmente, perseguindo o bem comum da coletividade. Não pode, pois, a Administração favorecer/discriminar pessoas, políticos, determinada categoria ou região, em detrimento dos demais, sob pena de desvio de finalidade e ofensa ao ordenamento jurídico vigente.

B) A Administração Pública é um instrumento do Estado para a promoção do desenvolvimento do país e do bem comum da sociedade. É o meio de que se valem o Estado e o Governo para realização de seus fins.

C) A Administração, direta ou indireta, centralizada ou descentralizada, executa as atividades desejadas pelo Estado, tendo em vista o interesse particular sobre o interesse público, de modo a garantir o bem-estar de certos grupos específicos da sociedade.

D) A Administração Pública só possui poder para decidir e comandar a área de sua competência. A competência, por sua vez, é estabelecida por lei e fixa os limites da atuação administrativa, de seus órgãos e agentes.

E) A Administração Pública obedece a normas jurídicas e técnicas ao prestar serviços públicos e praticar atos administrativos. Os agentes públicos são responsáveis pelos atos que praticam, e estão sujeitos à prestação de contas perante a própria Administração, os órgãos de controle e a sociedade.

9.IFMS-TecnólogoGestãoPública-CEFET-MS/2019. No contexto da reforma do aparelho do Estado, iniciada em 1995, constatou-se que o “problema” do Brasil estava na governança e não na governabilidade. O texto do Pdrae (1995) menciona que o Governo brasileiro não carece de “governabilidade”, ou seja, de poder para governar, dada sua legitimidade democrática e o apoio com que conta na sociedade civil. Enfrenta, entretanto, um problema de governança (PALUDO, 2013, p 155). A respeito do conceito de governança, assinale a resposta INCORRETA:

A) Governança é a capacidade financeira e administrativa, em um sentido amplo, de um governo implementar políticas.

B) Governança é a capacidade de agregar os diversos interesses, estabelecendo-se, assim, mais uma ponte entre a governança e a governabilidade.

C) Governança é a capacidade do Estado de transformar em realidade, de forma eficiente e efetiva, as decisões tomadas.

D) Governança é a capacidade que o Estado tem para agregar os múltiplos interesses dispersos pela sociedade e apresentar-lhes um objetivo comum a curto, médio e longo prazos.

E) Governança é a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população.

10.FCM-Administrador-CEFET-MG/2019. A gestão de contratos é algo fundamental para o funcionamento das organizações públicas, sendo uma das principais atribuições do administrador. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a gestão de contratos, de acordo com Paludo (2012).

( ) O denominado preposto é o representante da Administração Pública que atuará como elo entre a instituição pública e a empresa contratada.

( ) O gestor e o fiscal do contrato são funções que devem, necessariamente, ser desempenhadas por pessoas diferentes, na medida em que as suas atribuições são da mesma forma distintas.

( ) Em regra, nas instituições públicas a gestão de contratos depende do processo licitatório, salvo os casos de contratação direta mediante dispensa e inexigibilidade, previstos na Lei nº 8.666/1993.

( ) De acordo com a Lei nº 8.666/1993, os contratos são obrigatórios nos casos de concorrência, tomada de preço e nas aquisições que impliquem garantias/obrigações futuras por parte da contratada, dentre outros.

( ) O sistema de gestão de contratos, também tratado de forma implícita na Lei nº 8.666/1993, é de inteira responsabilidade dos prestadores de serviços e fornecedores, sendo a Administração Pública isenta das atividades de gerenciamento, acompanhamento e fiscalização. De acordo com as afirmações, a sequência correta é

a) (V); (V); (F); (F); (V).

b) (V); (F); (V); (F); (F).

c) (V); (F); (F); (V); (V).

d) (F); (V); (V); (F); (F).

e) (F); (F); (V); (V); (F).

11.FCM-TécnicoAdministração-CARNAIBA-MG/2019. De acordo com Paludo (2012), o ciclo de planejamento e orçamento público brasileiro é composto por três instrumentos principais: o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual. A respeito desses três instrumentos, é correto afirmar que

A) o Plano Plurianual vigora por 8 anos, sendo um planejamento de médio/longo prazo da administração federal.

B) a Lei Orçamentária Anual é elaborada anualmente e estabelece as diretrizes para a construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

C) a Lei Orçamentária Anual estima as receitas e fixa as despesas de toda a Administração Pública Federal para o ano subsequente.

D) o Plano Plurianual obedece aos parâmetros estabelecidos pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.

12.ENEM-Ensino superior/2016. Leia o texto abaixo e depois responda à questão: Conforme Paludo (2012), a República Federativa do Brasil é um Estado Democrático de Direito, pois se fundamenta em um ordenamento jurídico democrático, com eleições livres e periódicas para escolha do governo. De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, analise as proposições abaixo e indique (V) para verdadeiro e (F) para falso no que se refere aos elementos que caracterizam esse quadro.

( ) ordenamento jurídico constitucional-legal.

( ) independência entre os poderes.

( ) existência de direitos e garantias individuais.

( ) no Estado de Direito, nenhum cidadão é submetido às leis.

(((essa questão do ENEM, somente localizei agora)))

Caríssimos alunos,

Um bom livro – utilizado pelas bancas – faz toda a diferença na hora da prova, e praticamente define quem passa e quem fica no quase.

Obs: Leia os artigos:  1-COMOPASSAREMCONCURSOS; e 2-O SEGREDO para passar em concursos, e veja se você está no caminho certo – ou está sendo enganado!


Sempre a disposição,

Prof.Augustinho Paludo

“EIS A PROVA-5” Reconhecimentos Concursos 2019/2020 – 11 Questões com Citação Direta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo