Caríssimos – desculpa a demora (estou terminando o doutorado e com pouco tempo)
Em 2023 foram 20 Novas Questões com Citação Direta de Meus Livros
Citações DIRETAS de Meus Livros em 2023
QUADRIS-Administrador-CRA-PA/2023. Texto para os itens de 1 a 11. Três pessoas que desempenham papéis críticos na construção do BSC (Balanced Scorecards) foram identificadas por Kaplan e Norton (1997): o arquiteto; o agente de mudanças; e o comunicador. O arquiteto corresponde a um alto executivo da organização designado como responsável pela construção do BSC e pela sua inclusão no sistema gerencial — esse executivo deve ter a capacidade para educar a equipe e orientar o processo de tradução da estratégia em indicadores. O agente de mudanças corresponde a um representante do executivo principal, designado para moldar as ações de rotina decorrentes do novo sistema gerencial. O comunicador tem a responsabilidade de conquistar o apoio e a adesão de todos os membros da organização quanto ao novo sistema gerencial a ser implementado. Augustinho Paludo. Administração Pública. 5. a ed. São Paulo: Forense (GEN Jurídico), 2016.
Considerando o conteúdo, a estrutura e os aspectos linguísticos do texto, julgue os itens de 1 a 11.
1 O termo “arquiteto” (linhas 3 e 5) foi empregado com sentido diferente do usual, embora mantenha a nuance semântica de: alguém que constrói, concebe ou idealiza algo ou algum projeto.
2 Na linha 3, os dois-pontos foram empregados para indicar a corroboração de um ponto de vista apresentado anteriormente.
3 Na linha 5, a alteração na ordem das palavras em “alto executivo” provocaria prejuízo ao sentido original do texto.
4 O conectivo “que” (linha 1) classifica-se como conjunção integrante.
5 A linguagem empregada é predominantemente informativa/denotativa e visa instruir o leitor acerca dos papéis desempenhados na elaboração de um BSC.
6 Na linha 7, a expressão “esse executivo” é um objeto direto anteposto da locução verbal “deve ter”.
7 O texto permite inferir que as três pessoas mencionadas — o arquiteto, o agente de mudanças e o comunicador — são as únicas a participar ativamente do processo de elaboração do BSC.
8 O termo “por Kaplan e Norton (1997)” (linha 3) desempenha a função sintática de complemento nominal.
9 É correto afirmar que, no texto, há a predominância de verbos no presente do indicativo e no infinitivo.
10 A expressão “Três pessoas” (linha 1) refere-se aos autores Kaplan e Norton, bem como ao desenvolvedor da estratégia conhecida como BSC.
11 No trecho “quanto ao novo sistema” (linha 14), caso se substituísse a expressão “novo sistema” por estratégia – com a retirada do artigo o em ao –, o emprego do acento grave passaria a ser obrigatório.
12.UFG-AgenteAdministrativo-Morrinhos/2023. Leia o texto a seguir. Compreende uma série de atividades, racionalmente sequenciais e interrelacionadas, que devem ser executadas para se obter determinado resultado pretendido. É um modo de transformar insumos em produtos para atender a necessidade de algum cliente (PALUDO, 2013).
Essa se trata da definição de
A) planejamento estratégico.
B) planejamento tático
C) planejamento operacional.
D) processo.
13.FUNDATEC. Assist.Administração-IFC-SC/2023. Segundo Paludo (2015), a Administração Pública constitui um importante segmento da ciência da Administração, pois representa o aparelhamento do Estado, funcionando como o instrumento do governo para administrar o que é da sociedade, no sentido de dar plena e cabal satisfação das necessidades coletivas básicas. Nesse contexto, a administração pública, ao longo do tempo, experimentou alguns modelos de gestão. O modelo típico de administração em que os bens públicos são considerados uma extensão das posses do soberano, de modo que os cargos públicos são negociados livremente, tendo a denominação de prebendas, é chamado de modelo:
A) Gerencial.
B) Burocrático
C) Sistêmico
D) Estruturalista
E) Patrimonialista.
14.FUNDATEC. Assist.Administração-IFC-SC/2023. De acordo com Paludo (2015), a burocracia, apesar de ter foco na eficiência, paradoxalmente, acabou gerando diversas disfunções, ou consequências inesperadas ao longo do tempo. Assinale a alternativa que apresenta uma disfunção do modelo burocrático.
- A) Estabilidade das decisões.
- B) Excesso de formalismo e de papelório.
- C) Confiabilidade das decisões.
- D) Interpretação única e clara dos regulamentos e normas, por quem necessite saber.
- E) Privatização do Estado e democracia fraca.
15.FUNDATEC. Assist.Administração-IFC-SC/2023. Conforme Paludo (2015), a expansão do Estado após 1945, o desenvolvimento tecnológico e a globalização mundial foram marcas do final do século XX. Esses fatores foram determinantes para deixar à mostra grandes problemas da burocracia. Nesse sentido, foi necessária a busca de um modelo de administração pública mais moderno, que suprisse as necessidades da coletividade, mas que tivesse foco em eficiência, eficácia e economicidade. Tendo por base o enunciado, assinale a alternativa que apresenta o documento que é entendido como propulsor da inserção do modelo gerencial na administração pública brasileira.
- A) Plano de Desburocratização na Administração Pública.
- B) Plano Diretor da Reforma do Aparelho Estado – PDRAE.
- C) SALTE.
- D) Constituição Federal (1988).
- E) Programa Diretor de Conversão Patrimonialista.
16.FUNDATEC. Assist.Administração-IFC-SC/2023. Levando em consideração os estudos de Paludo (2015), que defende a existência de três formas de administração pública, assinale a alternativa que apresenta uma característica do modelo gerencial.
- A) Atuação dos servidores pautadas na obediência a regulamentos rígidos.
- B) Foco na eliminação do patrimonialismo para que a burocracia ganhe mais espaço.
- C) Foco nos processos e procedimentos internos.
- D) Gestão focada em resultados, visando atender às necessidades dos cidadãos.
- E) Eliminação total do modelo burocrático.
17.FUNDATEC. Assist.Administração-IFC-SC/2023. De acordo com Paludo (2015) e o seu entendimento sobre os assuntos atinentes à administração pública, assinale a alternativa correta.
- A) O patrimonialismo surgiu para reduzir a ineficiência causada pelo excesso de burocracia.
- B) O patrimonialismo tem foco nos processos e procedimentos internos, buscando maior controle da administração.
- C) A autorreferência e a rigidez são alguns dos problemas causados pela administração pública gerencial.
- D) A administração pública burocrática, quando implementada no Brasil, teve foco voltado na solução dos problemas sociais, visando o cidadão.
- E) O modelo de administração pública gerencial incentiva a descentralização e o controle de resultados definidos por contrato.
18.COPEVE. Administrador-UF-AL/2023. Dadas as afirmativas quanto à administração pública no Brasil (Paludo, Administração Pública, 10ªed, p.118). I. O modelo gerencial é o modelo vigente. II. O modelo burocrático não é mais utilizado. III. O modelo patrimonialista ainda é muito utilizado.
Verifica-se que está/ão correta/s as Alternativas:
- A) I, apenas.
- B) III, apenas.
- C) I e II, apenas.
- D) II e III, apenas.
- E) I, II e III.
19.Só Localizada Agora.IDIB-Administrador-CREMEPE/2021. Avalie o conceito a seguir e assinale a alternativa que apresenta o termo ao qual ele se refere: Capacidade técnica e financeira de governar, competência para tomar decisões e executar políticas públicas que supram as demandas da sociedade (Paludo, 2010).
A-governança
B-governabilidade
C-accountability
D-accountability social
20.Só Localizada Agora.UFRRJ. Administrador-UFRJ/2019. Segundo Paludo (2013), é possível distinguir três modelos teóricos de Administração Pública que coexistem em diferentes intensidades no Estado brasileiro atual. Indique a sequência do modelo predominante para o modelo menos praticado.
- A) Administração Patrimonialista, Administração Burocrática e Administração Gerencial.
- B) Administração Burocrática, Administração Gerencial e Administração Patrimonialista.
- C) Administração Gerencial, Administração Burocrática e Administração Patrimonialista.
- D) Administração Burocrática, Administração Patrimonialista e Administração Gerencial.
- E) Administração Gerencial, Administração Patrimonialista e Administração Burocrática.
21.Só Localizada Agora. FUNDATEC-Administrador-EldoradoRS/2018. Accountability é um conceito atual utilizado na Gestão Pública estando relacionado ao dever do governante, ou de quem detenha responsabilidade por gerir a coisa pública, de prestar contas. Trata-se do compromisso legal e ético atribuído ao gestor público de responder pela delegação recebida, demonstrando que geriu aos recursos públicos com responsabilidade, utilizando práticas eficientes, eficazes e transparentes (Paludo, 2015). Uma desinência desse conceito é a Accountability Vertical que pode ser concebida como:
- A) O controle exercido entre os poderes (sistema de freios e contrapesos). Pressupõe um controle efetivado por um poder sobre o outro; como, por exemplo, o controle que a Câmara de Vereadores exerce sobre o Poder Executivo, ao julgar anualmente as contas do Prefeito Municipal.
- B) Uma maneira encontrada pela sociedade para exigir o correto e adequado uso do erário público. Trata-se de um controle efetivado por entidades sociais, como sindicatos, associações, ONGs, mídia, etc., as quais investigam e denunciam abusos cometidos e cobram responsabilização.
- C) Um processo de avaliação sobre as ações governamentais no que tange os aspectos de eficiência, eficácia e efetividade. É uma espécie de controle que ultrapassa a verificação do atendimento das questões legais, pois o seu foco consiste na análise do alcance de metas e objetivos estabelecidos nos planos de governo para o bem da coletividade de modo amplo e democrático.
- D) Uma espécie de controle político, adaptado para os tempos atuais. Surge da necessidade de se analisar tanto as questões de mérito quanto de legalidade. Assim sendo, o congresso nacional analisa o aspecto técnico e político da gestão do chefe do poder executivo, sendo amparado pelo Tribunal de Contas; por outro lado, ao Supremo Tribunal Federal compete a incumbência de analisar a legalidade e legitimidade dos atos realizados pelo gestor.
- E) O controle realizado pelos cidadãos sobre políticos e governos, por meio de plebiscito, referendo ou voto. Refere-se assim à possibilidade dada ao cidadão de, entre outras alternativas, punir o desempenho ruim de gestores através do voto em eleições livres e justas. Refere-se, portanto, a uma relação de desiguais.
Forte abraço a todos, Fiquem com Deus, E CONTEM COMIGO!
Prof. Augustinho Paludo